Quebrando barreiras

Oi gente, quero agradecer a todos os acessos que meu blog vem tendo. Valeu mesmo! Como falei no primeiro post, meu objetivo aqui é falar de tudo o que interessar e de coisas não tão óbvias. Falei já da belíssima banda Manacá, da arte do Beirut, mas hoje o que quero é tentar quebrar uma barreira que há entre os adolescentes e as músicas nacionais antigas. Não será uma coisa que conseguirei em um dia, mas em longo prazo. O negócio não é uma lavagem cerebral, mas mostrar que essa também pode ser uma boa música.

A primeira coisa a fazer é dizer o porquê dessa decisão. Bem, desde muito pequena vim sendo influenciada por meus pais, que são completamente apaixonados por MPB. E como diz a música, crescemos e nos tornamos “como nossos pais”. Os filhos são uma reflexão deles, e assim eu cresci, apreciando todos aqueles artistas que os encantaram desde pequenos. E desde sempre, fico ouvindo um bando de gente (jovens, adolescentes) dizendo que esse tipo de música é pra velhos, que são ruins e não têm nada a ver. Eu discordo totalmente, tanto é que MPB tá na moda até hoje! São clássicos que fizeram parte do Brasil, da nossa cultura.

Não estou rebaixando as músicas americanas, até por quê, eu adoro! Mas nada de falar mal de algo que você nem conhece! E para conhecer, a seguir, vou mostrar um pouco dos meus ídolos:

Elas

Ana Carolina – Uma das maiores divas universais e dona pela 4ª vez consecutiva do prêmio Multishow de melhor cantora do ano. Essa é DIVA! Quase fui ao show de sua turnê, mas fiz meus pais jurarem por tudo que me levariam no próximo! Suas músicas têm personalidade!

Cássia Eller – Essa mulher é a cara do rock nacional. “Quem sabem eu ainda sou uma garotinha?” Quem nunca cantarolou essa música?

Luiza Possi – Filha de Zizi Possi, uma outra musa da música nacional, tem uma voz encantadora e acaba de lançar seu mais novo CD.

Maria Gadú – A maior revelação deste ano! E já está concorrendo a 3 Emmys! Ela não brinca em serviço! Comprei seu CD e não me arrependo. Ela é incrível!

Maria Rita – Filha de outra diva, a cantora Elis Regina, está fazendo tanto sucesso quanto. A maioria de suas músicas puxam mais pra um samba.

Marisa Monte – Uma cantora que, na minha opinião, tem um cabelo de cigana, que acho lindo! Canta músicas maravilhosas. Fez parceria com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes para formar a banda Os Tribalistas, com quem lançou um CD incrível!

Rita Lee – Diva completa! Faz músicas irreverentes e maravilhosas. Já escutou “Amor e Sexo“?

Vanessa da Mata – Adoro! Uma das melhores que já ouvi! MPB da melhor qualidade!

Zélia Duncan – Uma diva! Sou sua fã de carteirinha! Uma fofa…

Eles

Caetano Veloso – Momento (nada a declarar). Gente, Caetano, praticamente, é o melhor cantor do mundo! Não tem uma música sua que não tenha feito sucesso. É, quase, uma música em cada trilha sonora de novela!

Djavan – Um alagoano que faz músicas sublimes em qualidade e tudo o mais. Perfeito!

Fábio Jr – Sim, eu gosto de Fábio Jr, e não é por causa de seu filho, não. Mais uma vez a influência da minha mãe falou mais alto! Gosto de algumas de suas músicas românticas.

Jorge Versilo – Nesse aí eu sou viciada! Adoro suas músicas e Monalisa parece que foi escrita pra mim!

Milton Nascimento – Perfeito! Um ás da MPB que só canta músicas boas!

Lenine – Tenho orgulho de dizer que moro no mesmo lugar que ele. Sem preconceito com o pernambucano, sua música é universal!

Oswaldo Montenegro – Nossa, sem comentários. Ele é incrível!

Grupos

Roupa Nova – Nunca poderia deixar de falar deles. Impossível! Roupa Nova é uma banda de qualidade exímia!

Titãs – Adoro os Titãs, um som muito bom!

RPM – Sim, eu sei que é meio antigo, mas o que eu posso fazer? Seu Olhar 43 me prendeu!

Kid Abelha – Essa é uma banda jovem e irreverente que eu adoro. Dizem que a música deles “Você Como Eu Quero” é a melhor para os iniciantes do violão.

Paralamas do Sucesso – Uma banda incrível, que já está há muito tempo aí, mas continua fazendo sucesso até hoje. Nem o acidente do vocalista, Hebert Viana, desfez a banda.

Bom, espero que vocês tenham gostado deste especial sobre MPB. No próximo post teremos uma playlist para ver o que acham. Fiquem com uma galeria de fotos. Até o próximo post!

Crystal

Ana Carolina

Zélia Duncan

Cássia Eller

Luiza Possi

Maria Gadú

Maria Rita

Marisa Monte

Rita Lee

Vanessa da Mata

Caetano Veloso

Djavan

Fábio Jr

Jorge Versilo

Milton Nascimento

Lenine

Oswaldo Montenegro

Roupa Nova

Titãs

RPM

Kid Abelha

Paralamas do Sucesso

Deixe uma resposta

